terça-feira, 7 de setembro de 2010

Namoro *-*'

Quem ainda não encontrou o príncipe encantado - ou até encontrou, mas o danado parece ter caído do cavalo branco - deve morrer de vontade de saber como alguns casais conseguem ser simplesmente tão... perfeitos. Afinal, homens e mulheres têm lá suas diferenças que, com a convivência, ficam mais visíveis (e destrutíveis). Mas alguns pombinhos se dão super bem, sabem lidar com problemas e, ainda por cima, são fofos. Qual será segredo de tanta sintonia? Aqui vão algumas dicas para você também pode ter um namoro perfeito.
Espaço e liberdade

Você não pode deixar de ser você mesma - e nem ele pode. Manter a individualidade é essencial. Nada, por exemplo, de esquecer os amigos e acabar com a sua vida social só porque você está namorando.
Ciúme na medida

Ninguém gosta de assistir barracos, aguentar ataques de ira e se sentir perseguido. Por isso, controle-se. Ou você pode acabar sem namorado. Ser um pouco cimenta? OK, quem ama cuida e pode apostar que os homens acham bonitinho quando ficamos enciumadas. Mas cultivar um sentimento de posse e achar que você pode controlar a vida do cara não é nada legal. Fique longe dessa!
Surpreenda

Eles podem até dizer que não, mas adoram um mimo. Nada de grude, mas algumas surpresinhas podem deixar o relacionamento muito mais legal, sem aquela mesmice da rotina, e aproximar ainda mais os pombinhos. Um convite inesperado, uma mensagem no celular, uma cartinha ou um presentinho têm poderes mágicos. Afinal, eles gostam de saber que nos importamos com eles.
Cuide de você

Sabe aquele papo de "OK, agora que tenho namorado não preciso ficar me arrumando tanto"? Puro comodismo. Não deixe a peteca cair. E não é só por ele, mas por você. Não precisa virar uma patricinha, nem muito menos dormir e acordar de maquiagem como nas novelas, mas nada de desleixo. O seu ego - e o seu namorado - agradecem.
Viva a diferença!

Lidar com as diferenças é uma arte, mas veja pelo lado bom: descobrir que você gosta de A e ele de B pode ser extremamente enriquecedor. Não são os opostos que estragam um namoro. É incrível como as diferenças fazem a gente conhecer coisas novas, pensar e enxergar as coisas de várias formas. Se as afinidades multiplicam, as diferenças somam. Tudo é transformado em coisas positivas pelo casal.
Traição

Ao saber que seu namorado te traiu, a primeira reação é acabar o relacionamento naquele momento. A infidelidade destrói a auto-estima e a confiança dos namorados e pode acabar com as bases de uma relação. Homens e mulheres traem por motivos diferentes, mas ninguém está livre do risco de cometer erros ao longo da vida.
Por que eles traem?

Na maioria das vezes, as pessoas traem quando o relacionamento não atinge suas expectativas, na maioria das vezes a pessoa trai porque está em busca de algo que o namorado não oferece, quando o diálogo entre o casal não existe mais. A pessoa acaba procurando uma saída aparentemente mais fácil. O homem também trai para provar sua masculinidade, porque a sociedade espera que ele se mostre assim.
Meu namorado me traiu. Devo perdoar?

Existe quem jamais perdoaria uma infidelidade e quem prefere nem mesmo levantar a hipótese de ser vítima de uma traição. Saber que foi enganado é sempre uma experiência dolorosa e até mesmo humilhante, já que se põe em jogo valores fundamentais na convivência entre duas pessoas como confiança, respeito e sinceridade. Perdoar ou não depende de cada pessoa ou do tipo de relação existente entre o casal. É importante questionar com o namorado porque ele traiu, porque ele foi procurar outra. Ele pode se sentir mal com isso, pode ter sido realmente um acaso.
Caso decida perdoar, não relembre o assunto a cada discussão. Usar a traição do namorado como arma em discussões pode colocá-lo contra você e desgastar mais a relação. Não relembre os erros do passado. Se você não consegue superar a traição, o melhor é não perdoar.
Eu traí meu namorado. Devo contar?

A escolha depende da relação que você tem com seu namorado. Se você trai, está a procura de alguma coisa que seu namorado não lhe dá. Pese os prós e os contras de contar a seu namorado que o traiu. Você pode descobrir que foi só uma aventura, que serviu apenas para saber que seu namorado é a pessoa certa. Nesse caso, você pode reconstruir sua relação com algum esforço. e você decidir contar, o desfecho vai depender de quão importante você é para seu namorado. Muitas vezes o companheiro decide perdoar, mas a traição vai ficar entre vocês dois e atrapalhar o relacionamento.
Amor a distância

Quando você está apaixonado, tudo que vem à sua cabeça são carinhos, beijinhos, cinema com pipoca, ficar agarradinho de baixo do edredom, enfim, grude vinte quatro horas, certo?! Errado! Pois é, parece simples, mas tem muita gente que passa o maior perrengue pra curtir esses momentos. Imaginem só, morar há quilômetros de distância da pessoa que você gosta e ter que esperar as férias pra poder ficar junto.0 Parece terrível, mas tem muita gente que encara numa boa o namoro à distância, e tem até aqueles que dizem preferir assim. É isso mesmo moçada, muito mais do que o tempo que se passa junto, o que conta é a qualidade e a intensidade do encontro. Não adianta um encontro diário e morno, sem aquela pimentinha que dá o gosto especial. Por isso, se você tem um namorado ou namorada que more longe, faça dos momentos em que estiverem juntos os mais incríveis do planeta. É só usar a imaginação e toda a paixão que você sente te um acaso.
Os melhores companheiros dos "namorados à distância" são o telefone e, claro, a Internet, que sai bem mais em conta. Mande bilhetinhos, conte como foi o seu dia e saiba do dia dele. Mantenha sempre contato e deixe seu amor se sentir bem pertinho de você.
Recadinhos apimentados também são uma ótima pedida para esquentar a saudade. Mas não se esqueça de levar sua vida normalmente! Você não deve se privar de nada, e também não vai entrar numa de proibir ou controlar. Para que um relacionamento assim dê certo, a confiança é fundamental!
Fim de namoro

Ele era a azeitona da sua empadinha, o queijo da sua goiabada, a calda de chocolate no seu sorvete... Mas te deixou. O fim de um relacionamento não é uma coisa nada fácil, mas quase todo mundo já passou ou vai passar por isso. E nessas horas, tudo o que você mais quer é parar de choramingar, esquecer aquele cara e curtir a vida. Embora pareça uma tarefa árdua dar a volta por cima e abrir o coração novamente, está longe de ser algo impossível. É só olhar para trás ou para os lados e ver quantas vezes você ou algum(a) amigo(a) já esteve nessa situação e conseguiu superar.
Em primeiro lugar, aceite e viva o luto

Lidar com a frustração e aceitar o fim não é fácil, mas é necessário. Para a psicoterapeuta de casais Miriam Barros de Lima, este "luto" é um processo interno, de autoconhecimento. "Aceitar que o outro não quis mais é uma prova de fogo para a nossa auto-estima, mas devemos lembrar que toda crise é capaz de nos fazer crescer", assegura. Sentir a perda, chorar, ficar triste, ter raiva, tudo isso é absolutamente natural depois do término de um relacionamento e faz parte da recuperação. Segundo o psicólogo Paulo Bonança, o luto da separação deve ser vivenciado, desde que haja sentido nele. "O período de luto é um momento de reflexão. Você deve pensar qual foi a sua participação, tanto nas partes boas quanto nas partes difíceis do relacionamento que acabou - sem ficar culpando o outro. É preciso saber usar isso a seu favor e não levar o que foi ruim para o próximo namoro".
Evite contato por algum tempo

Manter certo afastamento do ex ajuda a recompor o coração partido e ameniza a dor de cotovelo. "Ficar atrás da pessoa só vai machucar ainda mais, principalmente se não houver chances reais de volta", observa Miriam Barros. Amizade? Dependendo do caso, talvez seja possível, mas só depois de curadas todas as feridas. A técnica de tentar ficar amiga para passar a idéia de que está lidando bem com a situação geralmente não funciona. "No fundo, quem faz isso ainda tem esperanças de reconciliação. Só que é uma faca de dois gumes. Pode dar certo se o ex também estiver a fim de reatar. Mas se não houver nenhum indício de que a vontade é correspondida, o melhor é não tentar mais nada", recomenda Miriam.

3 comentários:

  1. haha Eu namoro a distancia, eu sou de maringa e meu namorado de são paulo,agente se ve uma vez por mês, realmente é o maior perrengue pra curtir esses momentinhos e super dificil também porque você ve suas amigas e casais na rua curtindo esses momentinhos toda hora. Mais basta acreditar, tudo é suportavel quando se ama muito o outro :) Um beijo :* sucesso!

    ResponderExcluir
  2. A tenque confiar muuuuito! Assim sabe ele é daqui, ele mudo anos atrás pra trampar. É bem dificil muita saudade ;S Mais ele vai voltar no final do ano isso dá forças haha A dica que eu tenho pra quem se apaixono por alguem distante é: Só invista si tem algum futuro e si você realmente ame! Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Descobri que meu namorado me trai a mais ou menos 1 mes e meio mas nao se se devo perdoar pois tenho medo de fazer isso e ele se achar no direito de fazer tudo novamente achando que eu sempre va perdoar mas amo ele muito e uma separaçao no momento seria muito dolorosa pra mim pois amo ele muito espero superar isso bem sem me magoar mais do que ja estou

    ResponderExcluir