quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cravos & espinhas


O mal da adolescência

Nada mais desagradável do que ter uma espinha bem visível no rosto. Às vezes, não é somente uma, mas quatro, sete, dez... Todas ali, vermelhas, brilhantes... e corajosas por aparecerem de novo, não? Afinal, é uma batalha toda vez que você se coloca diante do espelho. Aperta aqui, espreme ali. É sempre uma luta. Tem gente que leva isso tão a sério, que não desiste enquanto não consegue espremer aquela espinha. Como se livrar disso? Tem solução? É só uma fase?

Tudo depende. É horrível ouvir esta resposta, mas é verdade. Primeiro, é preciso saber de onde as benditas vêem, como e por que surgem. Depois, saiba o que é necessário para acabar com elas e o que você não pode fazer em hipótese alguma. Cutucar, nem pensar! Além de deixar cicatrizes, você pode transformar o cravo em espinha, ou transformar o que já é espinha em algo indecifrável. Portanto, siga algumas dicas e respire mais aliviado toda vez que for checar seu rosto no espelho

1: Como elas aparecem

O que promove o aparecimento da espinha é o hormônio masculino androgênio. Tanto as meninas como os meninos têm esse hormônio que surge por volta dos 12 anos e acompanha a pessoa pela vida toda. Uma das coisas que esse hormônio faz é produzir mais sebo. Mas não tenha raiva dele. "O androgênio faz também com que os adolescentes tenham um cheiro diferente. Não é o chulé. É um cheiro que quase ninguém percebe, mas que tem a ver com o começo da vida sexual", afirma o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade de Medicina Estética de São Paulo.

A parte ruim é que há o aumento do chamado sebo (aquela gordurinha), das atividades das glândulas sebáceas e sua obstrução - o sebo entope os folículos. Isso é um prato cheio para as bactérias - que têm um nome comprido, mas que pode ser abreviado por p.acne. Para aquelas espinhas grandes é um pulo.

É claro que não é só isso. As espinhas e cravos dependem de diversos fatores. A própria hereditariedade é um deles. "Os meninos têm mais probabilidade de ter espinhas se o pai e a mãe também têm. Nas meninas, o fator genético conta menos", completa Bedin.

A espinha está presente em todas as fases da vida, mas é na puberdade que aparece com maior intensidade em 85% dos adolescentes. Algumas pessoas têm até cicatrizes que aparecem na face, no peito e nas costas.
Nomes estranhos dados aos conhecidos cravos e espinhas

Comedões: pontos pretos ou cravinhos

Pápulas: lesões elevadas avermelhadas

Pústulas: lesões avermelhadas contendo pus

Cistos: nódulos de conteúdo líquido contendo pus ou sangue
2: Como cuidar

Todo mundo pode cuidar da limpeza do rosto de maneira simples e que ajuda muito. Mesmo quem tem o rosto lisinho pode aderir a esses cuidados para prevenir. Use um sabonete neutro três vezes ao dia (manhã, tarde e noite). Se você tiver uma pele muito oleosa, lave o rosto com sabonetes à base de enxofre (encontrado em qualquer supermercado).

"Uma vez por semana, use um sabonete cremoso com sílica ou polietileno. É a famosa esfoliação. Se você já tem acne, use mais de uma vez por semana", completa o dermatologista Valcinir Bedin. Segundo ele, a loção de limpeza ou loção tônica é uma maneira mais tecnológica de fazer uma limpeza profunda.

Os dermatologistas classificam a acne em quatro graus:
Grau 1: pele oleosa com cravinhos;
Grau 2: pele com cravos e espinhas;
Grau 3: pele com cravos, espinhas, nódulos e cistos;
Grau4: pele com cravos, espinhas, nódulos, cistos e cicatrizes.

Os graus 3 e 4 precisam ter acompanhamento médico e, geralmente, são indicados medicamentos via oral. O mais conhecido, que é a base de isotretinoína, é muito forte e é preciso fazer vários exames antes de ser prescrito.

Dica:

Quando a acne estiver muito "irritada", prepare um chá de camomila (sem açúcar, claro) e faça uma compressa. "A camomila funciona como calmante", afirma Bedin. Cuidado com os medicamentos que são cáusticos. Como o próprio nome já diz, eles são feitos à base de soda cáustica e ressecam demais a pele.

3: O que não fazer

1. Não cutuque, não coçe e não esprema. Você pode ficar com marcas e cicatrizes;

2. Não aplique substâncias estranhas (pasta de dente, pó de café). Pode até piorar a situação. Imagina se acontece uma reação alérgica?

3. Não usar medicamentos prescritos por algum amigo. O médico indicou para o amigo e não para você;

4. Não faça máscaras domésticas. "Banana batida com aveia ou abacate com não sei o quê é para comer!", afirma o dermatologista Valcinir Bedin;

5. Evite o sol. É uma faca de dois gumes. Logo no começo, dá a impressão que melhora a pele e seca as espinhas. Depois, o sol estimula as glândulas sebáceas;

6. Não lave a pele em excesso. Não use bucha, escova. Você vai estimular ainda mais a produção de sebo;

7. Evite cremes gordurosos, pois aumentam a oleosidade da pele, contribuindo para piorar o quadro. Dê preferência a cremes em forma de gel.

Um comentário:

  1. aah eu tenho muitas espinhas(Horríveis) e o meu caso é de 3° e 4º grau!como eu não sabia cutucava espremia muito ai foi criando umas manchas escuras feias na minha pele ...Por causa dissu hj estou fazendo tratamento fora da minha cidade ...e ta ficando caríssimo e tenho que ir pra outra city todo mes consultaar sem contar que ta ficando horrores de caroo! esse tratamento PELO AMOR DE DEUS !
    pq é muito sério é com remédios manipulados a base de isotretinoina como foi falado logo acima!
    me identifiquei muito com esse quadro!
    bjuuh *-----*

    ResponderExcluir